Lideraça, Comunicação, tecnologia, desenvolvimento pessoal, João Palmeira,

Aprenda a ouvir
Saber ouvir pode impactar positivamente sua vida pessoal e profissional em uma negociação, na persuasão, na discussão, em desarmar conflitos e no esclarecimento de mal entendidos.
É importante expressar-se de forma clara e precisa, evitando jargões e termos técnicos que possam confundir a outra pessoa.
Escutar ativamente envolve o entendimento não só do fluxo de palavras, o tom de voz
e também a linguagem corporal.
Procure colocar-se no lugar da outra pessoa e compreenda sua perspectiva, assim demonstrará respeito e a ajudará a construir uma relação saudável.
Retenha sua opinião até que o outro termine, evite interrompê-lo. Se for afetado, não fique imerso em suas emoções, você poderá voltar a elas depois. A chave é concentração absoluta que exigirá consciência de si mesmo, isso o ajudará a manter seu foco auditivo e mental, para excluir qualquer discurso ou outros ruídos à sua volta.
Resista ao tédio. Qualquer pessoa entediada pode sentir uma forte tentação de desligar-se mentalmente. Seu interlocutor, saberá se você se desligou, e poderá explorar isso. Se parecer legítimo adiar a conversa, mantenha-se concentrado e, ao mesmo tempo, pense em uma desculpa que seja simples.
Adie a contra argumentação. Uma das coisas menos produtivas que você poderá fazer em uma conversa, é planejar seu próximo argumento, quando deveria apenas ouvir, com certeza você está fadado a perder algo importante, enquanto você conversar consigo, não conseguirá ouvir o outro.
Procure parafrasear. Frases como ? você parece estar dizendo?? E ?se eu entendi corretamente?? servem a uma dupla função : garantir que você tenha entendido o ponto de vista e a retê-lo em sua memória. Use essa técnica periodicamente.
Capture frases marcantes. Frases curtas que as pessoas empregam, resumem um aspecto importante sobre o que estiverem falando. Preste atenção! Isso ajudará a embasar sua argumentação.
Esteja atento. A ideia básica é que você permaneça atento ao assunto em vez de tentar construir justificativas e contra argumentações, ao ouvir alguém, observe se algum sentimento surge, se isso acontecer, retorne ao foco da conversa e as palavras e expressões da pessoa à sua frente, isso ajudará a gerenciar seus pensamentos e ações.
Algumas etapas devem ser seguidas para que sua comunicação seja eficaz.
Preparação: antes de entrar em uma conversa, é importante preparar o que deseja dizer, seja em um discurso, uma conversa, ou uma reunião, evitará que emoções e sentimentos arruínem o seu objetivo.
Envio de mensagem: expressar-se de forma clara e precisa, usando a linguagem adequada e evitando palavras de duplo sentido, ajudará a evitar equívocos, ou má interpretação.
Recebimento da mensagem: preste atenção às palavras e ao contexto, se for preciso leia mais de uma vez, sob a influência do momento, você pode não compreender a mensagem de maneira adequada.
Feedbacks: ofereça e esteja aberto a receber feedbacks, este comportamento o ajudará a identificar e a corrigir comportamentos indesejados.
Lembre-se: você não pode escolher suas emoções mas pode escolher sua resposta a elas.
Existe algo em seu comportamento e comunicação que deva mudar? Que nota você daria a sua comunicação? Com quem você precisa desenvolver maior empatia na hora da conversa?
Boa reflexão!