Lideraça, Comunicação, tecnologia, desenvolvimento pessoal, João Palmeira,
Como encarar desafios e me sair bem

Como encarar os desafios da vida de forma criativa e mudar?
Você já se sentiu paralisado diante de um desafio? Qual o risco de uma pessoa não fazer nada diante da necessidade de mudar?
Quando as pessoas não fazem nada para lidar com mudanças impostas pelo meio, podem correr o risco de ficar para trás ou perder oportunidades significativas. Por exemplo, se uma pessoa não se adapta às mudanças em seu setor profissional, pode perder oportunidades de carreira ou ficar sem emprego. Além disso, não fazer nada pode levar a um sentimento de estagnação e insatisfação na vida pessoal e profissional.
A 117 anos atrás o psicólogo Alfred Binet e o pesquisador Theodore Simon, criaram a escala Binet-Simon.
Essa escala usava tarefas relacionadas a atenção, a memória e a resolução de problemas para medir e definir um número, ?coeficiente,? que representasse habilidade intelectual.
Perguntas relacionadas a memória ou a resolução de problemas, eram aplicadas através do pensamento convergente, a capacidade de prover uma resposta correta, usada em testes padronizados de inteligência.
Problemas que exigiam soluções criativas, eram resolvidos com o pensamento divergente, explorando simultaneamente diversos caminhos. Isso exigiu um tipo de teste diferente.
Pode haver muitas soluções possíveis para um determinado problema, algumas das quais podem ser mais fáceis ou mais difíceis de encontrar do que outras.
No entanto, é possível afirmar que quanto mais alguém se dedica a avaliar profundamente um problema e buscar soluções criativas e inovadoras, maiores são as chances de encontrar uma solução viável.
Quando pessoas buscam ativamente soluções para lidar com mudanças, podem obter uma série de benefícios. Ao encontrar soluções criativas e inovadoras, elas podem se destacar em suas carreiras, desenvolver novas habilidades e crescer pessoalmente. Além disso, abraçar mudanças pode ajudar as pessoas a se adaptar mais facilmente a novos desafios, aumentando sua resiliência emocional.
O uso de técnicas como o pensamento crítico, a resolução de problemas podem ajudar a aumentar a eficácia da avaliação do problema e a identificação de soluções relevantes.
Você já se perguntou quantas utilidades pode se dar ao palito de dentes ou ao clips de papel? A resposta é construída com o pensamento divergente.
De maneira rápida poderia sugerir 60 possibilidades para o uso de um palito de dentes e mais de 30 possibilidades para um clip de papel.
Diante de uma situação desafiadora, uma mudança ou um problema de qualquer natureza, utilize o processo criativo pra pensar fora da caixa como no caso do palito de dentes e do clipe de papel.
Utilize a sua auto consciência, que a capacidade de questionar o próprio pensamento. Olhe pra sua situação como se fosse uma terceira pessoa, pergunte-se: Se esse problema não fosse meu qual seria a minha sugestão para soluciona-lo?
Escreva em uma folha de papel por cinco minutos todas as possibilidades, mesmo que elas pareçam fora da casinha. Segundo J. P. Guilford ? Quem consegue produzir um grande número de ideias em um tempo limitado, tem mais chances de ter ideias significativas.?
Mudar uma situação ou buscar uma nova resposta exige um novo mindset e um novo comportamento.
As pessoas podem lidar com mudanças de maneiras diferentes, mas algumas estratégias que podem ajudar incluem:
? Ser proativo e preparado para a mudança: estar aberto a novas ideias e perspectivas pode tornar a mudança menos assustadora.
? Procurar apoio e orientação: conversar com amigos, familiares ou colegas pode ajudar a entender e lidar com as mudanças.
? Praticar a resiliência: aprender a lidar com os desafios e se adaptar às mudanças pode ajudar a enfrentar a incerteza e o desconhecido.
? Ter uma mentalidade positiva: ver as mudanças como uma oportunidade de crescimento e aprendizado pode torná-las mais positivas e menos assustadoras.
? Cuidar da saúde mental: a mudança pode ser estressante, por isso é importante cuidar da saúde mental e física para ajudar a lidar com a mudança.
Depois de sua lista pronta, avalie sob duas óticas, perdas e ganhos. Tenha em mente:? se eu tomar esse caminho, quais serão as perdas, uauá serão os ganhos?? A resposta a essas duas questões poderão ajudá-lo a priorizar possíveis caminhos. Teste! O que você tem a perder. Essas etapas já ajudaram tantas pessoas, poderá ajudar a você também!
Não desanime e nem se desespere para todo problema há uma solução.
E para toda mudança, uma oportunidade.
Boa reflexão!